Construindo o seu sucesso aqui e agora!

Você se considera uma pessoa de sucesso? Veja bem, não estou falando de fortuna, fama, poder, ou tudo isso junto. Quando eu falo em sucesso refiro-me à capacidade de transformar sonhos em realidade, equilibrando ao longo da trajetória as diversas áreas da vida: profissional, educacional, familiar, saúde e lazer.

Ter sucesso é concretizar metas de curto, médio e longo prazo, assumindo o papel de maestro da própria vida, ao invés de entrar na onda do Zeca Pagodinho, e simplesmente deixar a vida te levar. O perigo de deixar a vida levar é contar com algum vento desfavorável e descobrir que passou anos como um barco á deriva, e que o destino final foi muito diferente daquele desejado por você. Ou talvez perceber que entregou o leme do seu destino nas mãos de alguém e que agora só lhe resta procurar um culpado para as coisas que não deram certo.

Definitivamente não é este o caminho do sucesso e da felicidade. Não acredito em sorte ou azar. Existem sim acontecimentos que escapam ao nosso controle. Segundo Covey, 10% do que nos acontece ao longo do dia são situações sobre as quais não temos nenhum controle. No entanto, os 90% que vem depois, ou seja, nossa reação a esses 10% é o que vai definir o rumo de nossas vidas. E as respostas oferecidas por você aos estímulos dados pela vida é que definem o seu destino. Existem pessoas que consideram sonhos desperdício de tempo.

Dizem frases do tipo: “a vida é dura e não há tempo a perder com fantasias”.

O que não percebem é que os sonhos dão sentido à vida do ser humano. Enquanto ele possui uma causa pela qual lutar terá motivos para continuar vivendo. Os sonhos definem a direção e o alcance de sua caminhada. Mas eu não estou falando de um caminho que se materializa como num passe de mágica. Depois de definir o foco, ou seja, o lugar aonde quer chegar, precisará de um plano de ação, com estratégias, datas, recursos a fim de obter êxito na caminhada. E finalmente, lembre-se do elemento mais importante para o seu sucesso: Determinação!

A diferença entre vencedores e fracassados é apenas uma: os fracassados desistiram antes! A vida tem grandes presentes para você. Portanto prepare-se para eles e construa o seu caminho de tal forma que ao final da trajetória possa afirmar: Valeu a pena cada passo! Sucesso e felicidade é o que eu desejo à você!

Márcia Luz Sócia Presidente da Plenitude Soluções Empresarias Psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestalt Terapia, mestre em Engenharia de Produção.
Construindo o seu sucesso aqui e agora! Construindo o seu sucesso aqui e agora! Reviewed by Jonas Schell on outubro 03, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.