A criatividade na resolução de conflitos


"Onde há problemas. Há também oportunidades escondidas. A oposição dos contrários é condição da transformação das coisas e, ao mesmo princípio e lei".
Heráclitos de Ëfeso

O conflito pode ser comparado com a evolução da espécie: aqueles que sobrevivem são os que vão se adaptando ou transformando-se.

Empresa é um lugar privilegiado de conflitos pessoais, profissionais, de interesses, de ideologias, assim como atender clientes e negociar.

As crises existenciais percorrem a nossa vida desde o nascimento, na infância, na adolescência, na juventude, na fase adulta, nos relacionamentos interpessoais, na escolha da profissão, na aposentadoria, etc. Podemos perceber o conflito como risco ou oportunidade o que exige de nós uma atitude pró-ativa, levando por terra o ditado popular ” depois da tempestade vem a bonança”.

A falta de imaginação atua como responsável e geradora de conflitos: as partes se recusam a imaginar o que os outros podem fazer, pensar ou sentir. As pessoas agem como se desconhecessem as diferenças.

Somente escutar as pessoas não garante a sua resolução . Entender e trabalhar questões da diversidade passa a ser fundamental para uma administração moderna. Quando falamos de diversidades, não estamos nos referindo a raça, sexo ou religião, ou diferenças no mesmo nível hierárquico, mas estamos nos referindo à formas de pensamento e ideologias em todos os níveis hierárquicos, tanto horizontal como vertical.

O silêncio poderá ser uma grande fonte de indicativo de conflitos, sua resolução poderá dar-se através da negociação.

Negociar é alcançar objetivos através de um acordo em situações que ocorrem pensamentos divergentes e convergentes. Faz parte da nossa vida desde os povos primitivos. Viver é negociar. Exercícios de pensamento lateral e técnica de solução criativa de problemas poderão facilitar no ato de resolução do conflito.

A criatividade no processo de resolução de conflitos favorece a flexibilidade, oferece melhor aproveitamento da diversidade e da conciliação de situações opostas, encarando e conduzindo a negociação a favor de ambas as partes.

Ela favorece enxergar o que todos enxergam, mas visualizando coisas diferentes, transformando riscos em oportunidades, identificando algo a mais do que o cotidiano, favorecendo contornar objeções, agindo próativamente.

A pessoa pró-ativa e criativa possui uma postura sempre firme em relação aos diversos problemas que enfrenta, não só no mundo corporativo como também diante da vida. E ela não quer fazer parte do problema, mas sim da solução. Considerando a economia globalizada em que vivemos cada vez mais temos de pensar criativamente e agir estrategicamente.

Cabe ressaltar: Trata-se de uma questão do ponto de vista. Podemos perceber o conflito como algo: Destrutivo e Construtivo

Tirando proveito:
* Transformação negativos em positivos
* Tomada de decisão
* Crises e oportunidades
* Diversidade como geração de idéias
* Solução, evolução
* Fator de liderança
* Fator de negociação.

Identificando:
* Descomprometimento
* Erros e quebras excessivas
* Atrasos
* Discórdias, guerras
* Individualismo
* Problemas sem solução
* Valorização e desvalorização
* Procrastinação
* Fantasma do passado
* Carga mental
* Solidão
* Silêncio

Já que todos os problemas são solucionáveis é importante que sejam bem definidos. Procure idéias e resolva criativamente. Temos que ter cuidado na resolução dos conflitos para não gerar outros. O que percebemos é que por alguma razão, parece que a natureza humana exige que as pessoas ajam rapidamente, quando enfrentam um problema.

Quando surge uma dificuldade, elas buscam a resolução sem clarificar ou analisar o problema. Como conseqüência elas não resolvem os problemas ou os resolvem equivocadamente, causando, assim, outros conflitos, provocando o sentimento de frustração.

“Os conflitos sociais são motor de progresso e a mola propulsora do dinamismo. A imaginação e a inovação nascem da tensão e do conforto e não de uma unanimidade artificial”.
Alaim Duhamel

Artigo de Maria Inês Felippe. Há 22 anos atua na área de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento, Marketing, Vendas e Gestão, utilizando em sua metodologia de trabalho a arte como ferramenta de desenvolvimento e a dominância cerebral. Mais de 23 mil pessoas já assistiram às suas palestras e treinamentos (abertos e in company) e ministrou aulas para mais de três mil alunos. Seu trabalho tem sido realizado em mais de 150 empresas dos mais diversos setores da economia, como: GM, Souza Cruz, ID Logistics, Belgo Mineira, Philips Morris, Astra, Sabesp,Solvi, entre outros.
A criatividade na resolução de conflitos A criatividade na resolução de conflitos Reviewed by Jonas Schell on julho 12, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.