Ser aluno... Ser estudante...

Olá pessoal! Estou um pequeno trecho de um livro que recebi na segunda universidade que engressei, que auxilio-me muito na importância de ser um estudante EAD,

Lembro-me também que tive que adotar novas técnicas de leitura e aprendizagem, bem como, os novos horários e autonomia de estudo que deveriam ser criadas por quem optou por estudar EAD.

Enfim, buscamos não só direcionar conteúdo, artigos e materiais, mas gerar a autonomia para usá-los, aplicá-los e transformá-los.



Confira e não esuqeça de deixar o seu comentário:

"Você já deve ter procurado resolver as seguintes questões durant eo seu período escolar, universitário ou mesmo de pesquisa.
  • Quais são os diferentes comportamentos de estudo apresentados por launos de escolas e de universidades?
  • Quais são as principais diferenças entre aluno e estudante?
  • O que significa falar num estudante problematizador, investigador ou parceiro?
Ao longo da vida escolar, as pessoas vão recebendo diversos rótulos e dentre esses rótulos está o de "bom aluno". Talvez alguém pense: "como era bom quando diziam para a minha mãe que eu era um bom aluno". Outros talvez lamentem: "nunca disseram que eu era um bom aluno".
  • Você era tido como um bom aluno?
  • Dava importância a esse tipo de classificação?
  • E hoje, o que você pensa disso? Se tem filhos ou outras crianças próximas a você, zela para que sejam tidos como bons alunos?
  • Na caminhada acadêmica, você foi ou é um bom aluno?
Que critérios eram utilizados na escola para dar o rótulo de "bom aluno"? Provavelmente constassem de modo decisivo nessa classificação padrões disciplinares como: ouvir com atenção os professores, não conversar demasiadamente em aula, fazer os temas em dia, copiar a matéria do quadro, evitar encrencas com os colegas e por fim, a glória de tirar boas notas.

Texto retirado do livro acadêmico "O Desafio de Aprender: Ultrapassando Horizontes" de Ana Lúcia Buogo, Diego Chiapinotto, Vanderlei Carbonara. Editado e publicado pela Universidade de Caxias do Sul.
Ser aluno... Ser estudante... Ser aluno... Ser estudante... Reviewed by Jonas Schell on abril 21, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.