Atividades Complementares de Fundamentos da Economia

Atividades Complementares do livro, página 29:

http://blairponjinha.blog.uol.com.br/images/economia.jpg

1. Quando surge a escassez, segundo a ótica econômica?
Acredito que o surgimento da escassez deu-se pelo fato de alguns fatores não estarem meramente relacionados: o que e quanto, como e para quem produzir. Assim gerando um desequilíbrio de produção, resultando em escassez ou desperdício de trabalho, produção ou faturamento.

2. Por que a Economia é uma ciência social? A economia pode ser definida como uma ciência social, pelo fato que estuda o homem como um ser em sociedade e busca a produção de bens, serviços e atendiemtnos as necessidades e consumo do mesmo.

3. Quais são as diferenças entre a economia positiva e a economia normativa? A economia positiva pretende sempre buscar a análise dos fatos sociais, exatamente como ocorreram, sem utilizar juízos de valor. Enquanto, a economia normativa, utiliza valores, princípios, leis e teorias para modificar e propor um melhor direcionamento ao percurso da economia.

4. Que diferenças podemos observar entre a teoria econômica clássica (Adam Smith e David Ricardo) e a teoria de Karl Marx? Acima de todas as diferenças menores, acredito que uma das mais evidentes era da escola socialista visar a correção das desigualdades econômicas, substituindo a ordem social em uma liberdade individual, com formulações igualitárias. Enquanto Adam Smith afirmava na crença do egoísmo natural do ser humano e David Ricardo preocupado com o futuro do sistema capitalista. Não haveria acordo, nem culminância em ambas teorias, que visavam o bem estar econômico por caminhos bem diferenciados.

Espero ter ajudado, assim que você puder, vamos conversar sobre o assunto. Comece deixando um comentário.
Atividades Complementares de Fundamentos da Economia Atividades Complementares de Fundamentos da Economia Reviewed by Jonas Schell on janeiro 16, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.