Constelações Sistêmicas Nas Empresas


Às vezes distinguimos, por um lado, entre as áreas da família, a realização e a felicidade nos relacionamentos e, por outro lado, os campos do trabalho e da profissão, como se pudéssemos separá-los. Entretanto, eles seguem as mesmas leis do êxito e fracasso, as mesmas leis da felicidade e da infelicidade, as mesmas leis e ordens na vida e no amor.

No início, as Constelações Familiares se ocuparam principalmente das relações pessoais. Trouxeram à luz as ordens básicas do amor, segundo as quais nossos relacionamentos têm êxito ou fracassam. Quando Bert Hellinger começou a investigar as leis do sucesso e do fracasso no trabalho e na profissão e cada vez mais nas empresas e nas organizações, veio à luz que estas seguem as mesmas ordens. Muitos problemas que as empresas enfrentam hoje em dia, a maioria deles, pode-se dizer, estão diretamente relacionados com o descumprimento das Leis do Amor (Pertencimento, Hierarquia e Equilíbrio) dentro das empresas. As Leis do Amor foram  desenvolvidas pelo psicoterapeuta Bert Hellinger. As constelações organizacionais surgiram da aplicação do método terapêutico da Constelação Familiar, desenvolvido por Bert Hellinger, junto às empresas. A Constelação Familiar aplicada dentro de uma organização ou empresa, passou a se chamar Constelação Sistêmica.

Este trabalho é mundialmente conhecido como uma forma de "Consultoria Sistêmica", pois permite acessar informações valiosas que serão fundamentais para a resolução de conflitos, tomada de decisão e clareza quanto ao próximo passado para as empresas e organizações.

Bert Hellinger trouxe-nos ao conhecimento de que o sucesso é a face da nossa mãe. Por que? O primeiro sucesso na nossa vida está conectado com a nossa mãe. É o nosso nascimento. E encontrar o caminho para a mãe, é o nosso primeiro sucesso. Nós encontramos o caminho para a nossa mãe e tomamos tudo dela. Tomamos a mãe assim como ela é. Com um profundo SIM para ela, assim como ela é. Nós falamos: você é a mãe certa. Então tomamos tudo. Isso nos enriquece. Aqui começa o sentimento de abundância. Este é o primeiro sucesso na vida, este movimento em direção à mãe e tomá-la por completo. E qualquer outro sucesso acontece seguindo este padrão. Então, o sucesso é o movimento que vai em direção a algo. Nós nos movemos em direção a cada sucesso. Se as pessoas têm um movimento interrompido dentro delas e não foi curado, se elas não conseguem encontrar esse caminho mais tarde, em direção à mãe, elas esperam que o sucesso venha até elas. Porém ele não vem. Nós precisamos ir até ele. Isso é muito importante. Quando nos retiramos de nossa própria mãe, quando a rejeitamos, damos as costas para ela, também nos retiramos de nossos próprios sucessos. Nós damos as costas para eles. É o mesmo movimento. Isso se vê, inclusive, nos casos de empreendedores. O quanto melhor for a relação deles com a própria mãe, melhores ficam com seus empreendimentos. E algo mais está em sintonia. A nossa mãe é a pessoa que mais nos serviu e esteve a serviço da nossa vida. Nenhum ser humano nos deu mais. Ela nos deu a vida, juntamente com o nosso pai, e nos carregou durante 9 meses em seu ventre.  Assim é que nós damos de tudo para o nosso sucesso. E é esta postura que nós levamos para dentro da profissão. Nós dizemos internamente, assim como você mamãe, eu dou tudo. E eu não vou poupar nenhum esforço. Eu estou a serviço; servindo outros, como você me serviu. Eu sirvo com prazer. Eu me alegro com o trabalho, assim como me alegro com você. Então, a mãe está em relação ao sucesso acima de tudo. Cada um de nosso sucesso é, ao mesmo tempo, um sucesso para ela. Podemos dedicar cada sucesso nosso a ela. Então, ela se alegra junto conosco com tudo que nós damos conta de fazer na vida.

Qual é, então, o significado do pai? Este é o segundo movimento da vida. Até chegarmos até ele e tomamos tudo dele, assim como da mãe. O pai nos toma pela mão, e, com a mão dele, nos leva para o mundo. Exatamente assim, nos manda embora e diz: você dá conta, você está agora sob seus próprios pés. Nós vemos isso com frequência, como falta o pai para muitas crianças. São estas crianças que sentirão dificuldade para encontrar o seu lugar para fora do mundo. Muitas vezes, falta coragem e falta autoestima, para realmente enfrentar o mundo. Então, esta capacidade, de se impor, de fazer seu caminho. Principalmente isso está conectado ao pai. Quem tem o pai tem autoridade [força, poder, determinação] e tem qualidades de liderança. Nós ganhamos autoridade através de ambos os pais; mulheres, meninas mais através da mãe; homens, meninos, mais através do pai. Ver, por exemplo, que quem tem posição de liderança e mostra fraqueza, para ele falta o pai. É sempre a mesma imagem: não tem uma boa relação com o pai. E assim como alguém muitas vezes rejeita o pai, da mesma forma é rejeitado pelos colegas. Tudo que está relacionado com liderança ou falta de liderança, o pai é essencial. Quando os funcionários confiam em alguém com um cargo de liderança? Quando a liderança assume responsabilidade. Quando ela lidera. Quando ela determina o que se tem que fazer. Quando é que os funcionários se sentem inseguros? Quando a liderança espera que eles digam o que deve ser feito.

Quando uma empresa não vai bem financeiramente, não cresce e se desenvolve adequadamente, faz-se necessário olhar o campo organizacional da empresa, através da Constelação Sistêmica. Deve-se olhar se os empresários (donos, gestores, proprietários, chefes, encarregados) tomaram o pai e a mãe em seu coração, com muito amor (se aceitaram seu pai e sua mãe assim como puderam ser). Faz-se necessário olhar  as relações adequadamente. É preciso, também verificar fusões, aquisições, a fundação da empresa, verificar se esta empresa é familiar, olhar questões de herança, respeitar todos que vieram antes, fundadores, diretores, etc..... As Constelações Organizacionais Sistêmicas representam um método inovador no desenvolvimento organizacional e contribuem significativamente para a melhoria do gerenciamento e da cultura na empresa. Nas empresas, todos têm o mesmo direito de fazer parte, porém isso acarreta também na obrigação de prestar uma contribuição condizente com a respectiva posição dentro do sistema no sentido de conservar e renovar a organização. Normalmente, a organização cuida, por sua vez, de seus funcionários incentivando-os, reconhecendo a contribuição e desta forma os funcionários se mostram leais à organização e comprometidos com as metas desta. Deve-se respeitar também, a antiguidade e a hierarquia dos funcionários nas empresas, para que todos sintam-se satisfeitos e prestigiados. Isso gera maior satisfação na empresa e melhores resultados. Quando este fator não é respeitado, funcionários desligam-se das empresas, fato muito comum hoje em dia (a dificuldade de retenção de bons talentos).  Quando a pessoa está na função mais adequada dentro da empresa, pela sua formação profissional e satisfação pessoal (quando é vista com respeito pelas suas potencialidades) esta pessoa sente-se segura, despreocupada, desempenhará melhor suas funções, com maior rendimento, resultados, com alegria e boa energia. Por isso é tão importante encontrar esse lugar.

Pelo olhar sistêmico poderemos analisar vários questões nas empresas, relacionarei apenas algumas delas(pode-se verificar todos os aspectos em nível de gestão de pessoas): planejamento estratégico, processos de gestão, a pessoa certa no lugar(cargo) certo, o melhor líder/gestor, mudanças de funções, conflitos de setores, constituições de empresas, vendas, fusões, sucessões, reestruturações, decisões de marca, quando lançar um novo produto, como dispor vitrines,  seleção de candidatos, questões societárias, permanecer ou sair de uma empresa, escolha profissional, carreira, redirecionamento.

As Constelações Organizacionais trazem à tona o que está oculto. Ajudam empresas, empresários, gestores, profissionais, funcionários, fornecedores, parceiros, sócios e colaboradores a dar novos impulsos e direcionamentos para seus negócios, alavancando, assim, satisfação pessoal, profissional, abundância, crescimento, sucesso e uma alta performance!

Fonte: Hellinger, Bert- Êxito na Vida, Êxito na Profissão. Editora ATMAN.

Este post foi criado por Carina Tegner da Luz: Sou advogada e Consteladora Familiar/ Sistêmica, sou de Porto Alegre/RS. O meu objetivo é compartilhar com vocês pontos muito interessantes sobre a abordagem das Constelações Familiares/Sistêmicas na gestão das empresas. Muito importante para os gestores de empresas a aplicabilidade das Três Leis do Amor, desenvolvidas por Bert Hellinger  (Hierarquia, Pertencimento e Equilibro) dentro das empresas. O sucesso das empresas depende muito desta identificação, pois assim, cada um terá sua função adequada dentro da empresa e será honrado adequadamente. Espero colaborar com o blog Gestão em Recursos Humanos e de alguma forma com cada um de vocês!

Constelações Sistêmicas Nas Empresas Constelações Sistêmicas Nas Empresas Reviewed by Jonas Schell on abril 26, 2019 Rating: 5

Um comentário:

  1. Que honra ter um artigo meu publicado na página Gestão em Recursos Humanos. Recomendo muito Gestão em Recursos Humanos pela credibilidade, qualidade e excelência na gestão humana. Gratidão pela oportunidade Jonas Schell🙏

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.