Estima se que 60% das empresas consultam os perfis nas redes sociais na hora de selecionar candidatos. No Brasil 49% das empresas afirmaram já ter desistido de contratar pessoal após verificar as redes. Veja abaixo as principais informações encontradas que os fizeram mudar de ideia:
- Fotos, videos ou informações provocantes ou inapropriadas;
- Informações sobre o candidato bebendo ou usando drogas;
- Comentários discriminatórios sobre raça, religião, gênero etc;
- Críticas a outros empregadores ou colegas de trabalho;
- Baixa habilidade de comunicação.
Por outro lado, manter o perfil totalmente privado também não é uma boa ideia; 41% dos empregadores dizem que são menos propensos a entrevistar candidatos caso não encontrem informações sobre a pessoa na web.
Comentários e postagens inadequadas são as causas de 26% das repreensões ou demissões de funcionários.O advento da internet e das redes sociais (como LinKedin, sites de emprego,tipo vagas.com, por exemplo) podem auxiliar na busca pela colocação no mercado de trabalho e bem como ampliar o network, indispensável para profissionais que desejam colocação ou recolocação no mercado, entretanto pode ser um fator de desvantagem para quem utiliza a web de forma inapropriada.
Os profissionais de RH precisam estar atentos a essa tendência, bem como os que estão em busca de recolocação, ou em transição de carreira,pois hoje a redes sociais em geral se tornaram vias de mão dupla,onde avaliamos e estamos sendo avaliados a todo tempo e isso pode impactar de maneira macro em nossas carreiras, em um outro post falaremos sobre desenvolvimento de carreira e um conceito que chamo de Você S/A.
Vejam alguns casos onde a utilização da web de forma inadequada levou à demissão de funcionários:
"Saudades do tempo que mulher dava a buc*** e não opinião", tuitou o executivo Milton Vavassovi, da multinacional Promarc, ao responder a postagem de uma feminista. Caso chegou à diretoria da empresa, que confirmou que o demitiu por conta da declaração misógina.
Fonte: Revista Fórum
Após selfie racista no Carnaval, jovem é demitido: "Não nos interessa funcionário com este perfil". Disse um dos sócios da empresa Studio Vitoria, que repudiou o ato.
Fonte: Portal Hypeness
Fotos na internet dão demissão por justa causa a funcionário - A Justiça do Trabalho do Ceará considerou justa a demissão de um rapaz que estava em licença médica. Ele postou fotos na internet em que aparecia se divertindo. Na turística região metropolitana de Fortaleza um hotel começou a desconfiar das frequentes faltas de um funcionário. Para os chefes ele dizia que estava doente. Nas redes sociais, a história era outra.
Fonte: Portal G1
Um homem foi demitido por Justa Causa por conta de postagens em suas redes sociais. Lucas Norberto parecia insatisfeito com coisas que aconteciam em seu trabalho e decidiu desabafar na internet. Junto com o seu desligamento vieram anexados papeis com as postagens no twitter que desagradaram a empresa.
Fonte: Portal DM
Até a próxima!
Este post foi criado por Marcella Brito, graduada em Gestão de RH.
Redes Sociais Como Critério de Seleção
Reviewed by Jonas Schell
on
fevereiro 23, 2019
Rating:
Nenhum comentário: