Atualmente, podemos citar inúmeras as empresas que se tornaram ambientes geradores de stress profissional devido à constante busca pela qualidade, pelas atitudes que atendam às exigências dos clientes, do mercado e até mesmo, do governo.
Neste ambiente corporativo, são muitos os fatores que levam os profissionais a desenvolverem sintomas de stress: dificuldade para dialogar com o chefe e outros colaboradores, a pressão constante do cumprimento de metas e tarefas, o medo de assumir erros devido às mudanças nos procedimentos de trabalho e sistemas informatizados, os inúmeros riscos de demissão, as dificuldades de relacionamento no grupo de trabalho, exigência dos clientes, dentre outros.
Frente ao que podemos chamar de "situações desafiadoras", o nosso organismo precisa decidir se irá enfrentar ou fugir de tal situação. Esta é a necessidade de ajuste que deixa o organismo preparado para "lutar ou fugir", aumentando a pressão arterial e frequência cardíaca, contraindo músculos e vasos sanguíneos.
Na natureza "normal", esta adaptação é necessária visto que o animal precisa tomar uma decisão rápida de defesa ou ataque, mas em se tratando de seres humanos que convivem em sociedade, com diversas situações estressantes, esta reação pode ser prejudicial à sua saúde.
O excesso de stress pode causar desde dores pelo corpo e queda de cabelo até sintomas sérios como hipertensão e problemas no coração. Segundo especialistas da área de saúde, o fato de um evento emocional como o stress afetar o organismo se deve ao íntimo relacionamento entre o sistema imunológico (defesa), sistema nervoso (controle) e sistema endócrino (hormonal). Por isso um stress intenso pode afetar qualquer um desses sistemas levando à diversidade dos sintomas do stress.
Quando as situações geradoras desse stress persistem por algum período de tempo, o ser humano tende a entrar em uma sensação de desânimo e um sentimento de incapacidade para assumir o controle das situações.
Nós como gestores, sabemos que eliminar todo o stress que ocorre dentro de uma empresa é praticamente impossível. Mas, caberá a nós, gestores líderes, garantirmos que o nível de stress presente não ultrapasse os limites do saudável.
Quando houver presente este stress de modo excessivo, a produtividade certamente sofrerá quedas, o clima fica tenso e as relações interpessoais sofrem um impacto negativo.
Abaixo, podemos apontar alguns dos sintomas de stress nas empresas:
- redução na produtividade redução na qualidade do trabalho
- absenteísmo (falta ao trabalho)
- aumento do número de acidentes ou erros
- sinais de indecisão por parte dos chefes de departamentos
- discussões ou demonstrações de irritabilidade
- comentários maliciosos sobre os outros funcionários
- desconfiança
- atrasos constantes
Neste momento, indicamos que haja um olhar para a situação geradora de stress como um todo e verifique em que parte da situação você pode agir para trazer resultados práticos. Lembre-se de que o que mais gera o stress é o sentimento de impotência frente ao problema, portanto, é preciso concentrar esforços onde se pode fazer alguma coisa para amenizar ou controlar a situação.
Se a pessoa estiver se sentindo um profissional estressado, busque meios para superar esta fase e poder trabalhar de forma mais saudável com a mesma. Se for necessário, talvez, seja o momento de ir ao encontro do apoio de um profissional:
- Atividade física (profissional de educação física)
- Remédios (médico)
- Psicoterapia (psicólogo)
Esteja certo que trabalhar sob pressão é uma das competências mais desejadas no atual mercado de trabalho. Sendo assim, o profissional que deseja crescer precisa se fortalecer e aumentar sua capacidade de lidar com o stress de forma produtiva, para tanto, como um treinamento - o Blog Gestão em Recursos Humanos indica o Curso COMO GERENCIAR O TEMPO, onde você aprenderá através de vídeo aulas, como trabalhar diversas técnicas e prevenir situações que poderão futuramente lhe causar um aumento excessivo no nível de stress. Lembramos que o curso não tem custo e você poderá realizá-lo da sua casa.
Dicas como leituras reflexivas, atividades físicas, que sejam prazerosas, também podem auxiliar essa prevenção. Fique atento em você e na sua equipe de trabalho, para que juntos, possamos combater esse mal que tanto aflige a nossa atual sociedade.
Fonte: Portal Acessa.
Stress - A sua vida profissional está tomando conta de você?
Reviewed by Jonas Schell
on
fevereiro 05, 2014
Rating:
Nenhum comentário: