Trabalhando a espiritualidade nas empresas

Há alguns anos atrás, falei aqui no Blog Gestão em Recursos Humanos um tema que me chama muita a atenção, quando falamos de relacionamento pessoal, logo várias outras questões norteiam nossas ideias.

Quando dirigimos uma equipe de trabalho ou um determinado departamento, nos deparamos com diversas adversidades, como cultura, religião, hábitos, crenças, etc. E falar sobre espiritualidade (de uma forma neutra, mas centralizada) dentro de uma organização é um desafio que poucos gestores sabem tratar.

Vamos recapitular abaixo, um trecho do que já postei sobre o tema espiritualidade dentro das organizações, aqui no Blog Gestão em Recursos Humanos:

O tema espiritualidade emerge cada vez mais no mundo ocidental, inclusive no mundo corporativo. O assunto já não é mais restrito aos sacerdotes e seus seguidores, mas tornou-se instrumento prático para o desenvolvimento pessoal e organizacional. 
O conhecimento da integralidade do ser humano tornou-se mister para o encontro da genuína satisfação individual e coletiva. Neste sentido, a empresa se torna importante agente no processo de redescoberta dos verdadeiros valores existenciais de seus colaboradores, stakeholders e de si própria. 
A consultoria para promoção da espiritualidade da empresa (seus integrantes e ela própria) não está ligada à nenhuma religião ou filosofia específica. Sua base está calcada no fato de que cada pessoa (seja ela física ou jurídica) deve aprimorar-se tanto profissionalmente quanto moralmente. Neste sentido, utiliza-se de uma vasta bibliografia, partindo desde as escrituras sagradas mais antigas até os modernos tratados que unem a ciência à espiritualidade. 
A verdadeira empresa espiritualizada cumpre seu papel perante seus colaboradores e sociedade, é profundamente ética e absolutamente sustentável, trazendo benefícios concretos a todos que com ela interagem direta ou indiretamente.

Você pode ler a matéria completa aqui: ESPIRITUALIDADE NAS EMPRESAS

Pesquisando um pouco mais a fundo sobre este assunto na internet, gostaria de falar sobre um livro que achei bastante interessante "A empresa iluminada" de Carlos Cauduro. Essa obra buscou inspiração em algo muito simples, centraliza seu estudo naquilo que chama de verdadeira missão humana, nessa vida terrena, não seja a de sentir-se realizado, satisfeito ou feliz.


O autor salienta que o objetivo da vida do ser humano é evoluir espiritualmente. E, para que isso aconteça, necessita conhecer e desenvolver profundamente seu ser interior e tirar dele o amor e serviço pelos quais iremos nos relacionar com os outros - inclusive em nossas empresas.

Cauduro aponta que o sentimento de amar, faz o ser humano crescer. Iluminar-se faz crescer e o serviço faz com que ele cresça. Serviço, amor e iluminação são os desejos fundamentais do espírito. Para alcançar essa plenitude, essa é a verdadeira missão de vida passada no livro.

Ele defende que a iluminação seja um caminho de escolha individual, que segue por esse caminho, quem realmente acredita em seu poder transformador, de que pode melhorar a si e a tudo através de atitudes, pensamentos e comportamentos. Desta forma, servir é compreender o outro e suas diferenças, é olhar o mundo e perceber cores e tons da diversidade, dos contextos e dos interesses vários. Servir ao outro é ter atenção, disponibilidade e foco, dentro de um processo de empatia que deixa fora o ego e o próprio interesse e visão pessoal.

O autor fala em sua obra que as dificuldades, as reclamações dos problemas, a indignação com as coisas todas que acontecem, nesse mundo, faz com ele reflita e busque sempre serenar a sua mente, se dando conta, de que isso é o amor a sí e ao próximo.

Este material pensa no ser humano como um ser integral e espiritual que é sempre influenciado e influenciador de seu ambiente familiar, de trabalho e social. A ele não podem ser impostas visões diferentes de sua natureza em momento e lugares distintos, ou propor um ser diferente a cada situação de vida: no lar, na rua, no trabalho ou numa mesa de bar.

Um livro com 146 páginas, de fácil leitura e uma ótima introdução à este assunto que muito gera polêmica nas empresas atuais - que tanto buscam metas, alcançar lucros e crescer mundialmente. BAIXAR O EBOOK.

Trabalhando a espiritualidade nas empresas Trabalhando a espiritualidade nas empresas Reviewed by Jonas Schell on dezembro 18, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.